política,

Terrão amarelo: o 7 de setembro em Brasília fracassou?

Terrão amarelo: o 7 de setembro em Brasília fracassou?

07.09.2022 · 1 min de leitura

Como costuma acontecer após atos políticos, as redes sociais mergulharam em polêmicas e comparações sobre o número de presentes no ato de 7 de setembro, realizado hoje em Brasília, visto como uma tentativa do presidente Jair Bolsonaro de reagir às dificuldades que tem enfrentado para elevar suas intenções de votos.

De um lado, apoiadores do presidente compartilharam fotos em que parece haver uma multidão. De outro, detratores concluem que o ato foi um fracasso com base em fotos que indicam poucas pessoas presentes.

Quem está certo?

Na realidade, impressões baseadas em fotografias têm pouca relevância matemática. Contar os presentes em manifestações é tarefa difícil e que exige o uso de técnicas sofisticadas de pesquisa. Mesmo a comparação entre dois eventos no mesmo local pode ser enganosa, já que pequenas modificações no espaço disponível para os presentes ou na densidade da aglomeração podem ter impacto relevante. No geral, as fotos enganam, pois os ângulos, cores e outras características das imagens podem variar.

Na animação abaixo, é possível ver como isso acontece. Em fotografia que circula nas redes sociais, o chão de terra da Esplanada dos Ministérios é capturado em uma cor que se aproxima do amarelo, se confundindo com a camisa dos presentes. Quando se altera o contraste e a matriz de cores da imagem, porém, os espaços vazios se revelam na cor verde. Confira:

Terrão